Maite Maiani

848

 

Graduada em arquitetura e urbanismo, Maite Maiani agregou conhecimentos dos cursos de design de interiores e de móveis para criar projetos bonitos e funcionais

Texto: Fernanda Pereira
Fotos:  Divulgação/Vanessa Khloer (retrato)
e Divulgação (projetos)

 

                  Nascida em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a arquiteta e designer Maite Maiani sempre gostou de desenhar. Filha de mãe dentista e pai empresário, desenvolveu esse talento naturalmente, já que ninguém na família seguiu carreira nas áreas de arquitetura e design.

                  “Na infância já tinha adoração por desenho, fazia muitos na escola, principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Pais. Na adolescência, encontrei um diário com desenhos de casas que eu fiz quando criança e, a partir desse momento, tive certeza do que eu queria como profissão”, conta a profissional.

                  Logo após ser aprovada no vestibular, mudou-se para a capital paulista, onde deu início a sua graduação em arquitetura e urbanismo na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). “Quando comecei o curso, apaixonei-me imediatamente pelo universo da profissão”, destaca Maite, que passou a ter contato prático com a área em estágios.

                  Nessas experiências iniciais, trabalhou primeiramente em um escritório de arquitetura hospitalar. Logo em seguida, passou a estagiar em outro especializado em arquitetura clássica e neoclássica bem conceituado e chefiado pelo arquiteto Jorge Elias. Depois de formada, continuou nessa importante empresa.

                  “Trabalhei por sete anos em um dos mais conceituados e diferenciados escritórios de arquitetura clássica e neoclássica, que tem seu trabalho reconhecido no mundo todo. Acredito que daí veio minha concepção de que em todo o projeto cabe algo atemporal e luxuoso. Então, de acordo com o perfil de cada cliente, é possível encontrar uma maneira de agregar isso à obra”, detalha a arquiteta e designer.

                  Após essa convivência, desenvolveu uma grande admiração por Jorge Elias, mas, além dele, ela aprecia Bernardes Jacobsen, Arthur Casas e Isay Weinfeld, entre os profissionais brasileiros. Internacionalmente, cita o francês Jean Nouvel, o canadense Frank Owen Gehry e os estadunidenses Frank Lloyd Wright e Richard Meyer.

maite maiani
Projeto Maite Maiani

 

CARACTERÍSTICAS DE TRABALHO

                  Com o término da graduação em arquitetura e urbanismo na FAAP, Maite fez pós-graduação em design de interiores, também na FAAP, e especialização em design de móveis pelo Instituto Europeo di Design em Milão, na Itália. Isso foi muito importante para seu trabalho, principalmente, quando abriu seu próprio escritório: o Maite Maiani – Arquitetura & Design, após sete anos de trabalho com Jorge Elias.

                  “É muito importante que o mobiliário seja inserido tanto estética como funcionalmente dentro de um ambiente. Quando um apartamento é pequeno, por exemplo, pode-se traçar uma linha de móvel multifuncional. O traçado de formas e o design de um móvel oferecem-me liberdade de criação, assim, o céu é o limite. Então, há o privilegio de colocar no papel de maneira artística o desejo do cliente e os meus conhecimentos como profissional. Isso cria uma identidade uniforme ao projeto executado”, explica a profissional.

                  A partir disso, pode-se notar as características marcantes de seu trabalho (união harmônica entre estética e funcionalidade) e sua preocupação com aqueles que a contratam. “Gosto de dizer que é preciso ter um percepção apurada para conseguir propor algo funcional, mas que tenha a cara de cada cliente para que ele sinta-se acolhido no seu lar. A obra deve ser única, diferenciada e especial. Aprecio um design limpo e funcional, mas sempre incorporando mobiliário ou objetos atemporais, como lustres antigos ou uma poltrona clássica.”

                  Maite está no mercado há mais de 10 anos, incluindo o período de estágio em escritórios importantes. Ela dedica-se a duas áreas: comercial e residencial, além de realizar projetos de arquitetura de edificações. No entanto, a arquiteta e designer não quer parar por aí. “Ainda planejo montar uma linha exclusiva de móveis desenhados por mim e que levem meu nome”, finaliza.

 

Maite Maiani
São Paulo/SP
(11) 3031-4400
www.maitemaiani.com.br
COMPARTILHE
Próximo artigoQuadros de Giuliano Martinuzzo

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here